Busca pesquisar
Loading
Notícias
07/01/2013

Projeto L&M recebe prêmio de inovação em Mega Data Center pela Data center Dynamics Latam


Projeto elaborado por L&M recebe prêmio de inovação em Mega Data Center. O projeto Sonda Quilicura foi implantado em Santiago do Chile e se encontra em fase de teste. Um dos maiores desafios para a implantação do data center foi a localização. Santiago é uma cidade com atividades sísmicas intensas, o que configura um risco para a segurança e operabilidade da construção. Por conta disso, a escolha do local da obra fez parte do projeto e previu a minimização do risco de acidente em consequência de um terremoto (a obra é vizinha de um campo de golfe), além da proximidade de fontes adequadas de água e energia.
 
 
Alta tecnologia em refrigeração
 
As condições climáticas locais foram levadas em consideração. Santiago apresenta um clima seco e sofre com a dificuldade de dispersão de poluentes devido à proximidade da Cordilheira dos Andes. Por outro lado,as temperaturas são baixas durante boa parte do ano, com diferencial diário entre 15°C e 25°C. Isso é extremamente favorável para a adoção de sistema de recuperação de energia no sistema de ar condicionado.
 
Assim, o projeto adotou um sistema de recuperação de energia indireta (freecooling), por meio de um ar condicionado de expansão indireta, que emprega uma central de água gelada com chiller centrifugo de condensação a água, resfriador evaporativo e condicionador de precisão com dupla serpentina.
 
O resfriador evaporativo permitiu a implantação de um circuito fechado para atender ao condensador do chiller e à segunda serpentina de resfriamento com água tratada e de boa qualidade para evitar a perda de desempenho pela incrustação de sujeira. Além disso, permite adicionar uma solução de etileno glicol que evita o congelamento no inverno.
 
O resfriador é utilizado ainda como dry-cooler em determinadas circunstâncias, para restringir os componentes expostos às cinzas no caso de uma eventual erupção vulcânica, mesmo que remota, venha a atingir a região, permitindo a operação do sistema em quaisquer condições.
 
O novo data Center conta ainda, com uma reserva de óleo diesel e água para reposição para no mínimo 48 horas, e um suprimento de água potável por poço artesiano. O resultando final foi um espaço seguro, com alta disponibilidade e baixo custo operacional. Sua eficiência energética (PUE) é de 1,29 e o consumo de àgua (WUE) é de 26,7. Por tudo isso, o projeto foi classificado como Tier III pela Up Time Institute.
 
Pela obra, a Sonda IT recebeu o Data Center Dynamics Award Latin América, na categoria “Inovação em mega data center”.
1zero1 digital - produtora web
(11) 3198-2600
Rua Guararapes, 2064 10º andar CEP 04561-909 – Brooklin – São Paulo/SP - Fax:+55 (11) 3198-2651