Busca pesquisar
Loading
Notícias
08/03/2012

A expansão dos Data Centers na Índia


O crescimento econômico atual está estimulando investimentos em TI e em infraestrutura digital, o que por sua vez leva a mais desenvolvimento. O papel de TI em permitir o progresso industrial é ainda mais evidente pelo fato de a Índia ser líder em terceirização global.
Embora a tendência de crescimento na Índia deva se manter, existem alguns desafios. Uma preocupação óbvia é a crise econômica mundial atual, que está obrigando empresas a cortar custos, inclusive os de TI. Ao diminuir despesas, as empresas selecionam investimentos em TI, dando preferência a projetos essenciais e estratégicos.
Para os grandes consumidores de TI na Índia, os setores financeiro e de telecomunicações, investimentos em TI são fundamentais para que as empresas se tornem ágeis e competitivas. Essa exigência cresce conforme esses setores enfrentam concorrentes globais e as empresas indianas expandem suas operações a outros mercados. Apesar de estes setores já terem feito generosos investimentos, os futuros negócios vão pedir serviços de TI mais sofisticados e de mais ampla abrangência, portanto vão precisar de robustas infraestruturas para dar suporte às mudanças.
Recentes reuniões do Gartner com departamentos do governo revelaram uma clara determinação das autoridades do país a adaptar novas tecnologias à rotina dos indianos. Por exemplo, o Centro de Sistemas de Dados Ferroviários já permite a reserva e a compra de passagens pela internet. As consequências desse tipo de mudança serão profundas e ficarão evidentes em várias áreas, como serviços móveis de acesso à web e disponibilidade da internet para departamentos do governo e comunicações pessoais. Isso indica que melhorias na infraestrutura são necessárias antes de haver qualquer progresso significativo.
Os cerca de 200 mil metros quadrados ocupados por data centers na Índia devem chegar aos 400 mil metros quadrados até 2012. O país terá a oportunidade de desenvolver a arquitetura de entrega deste serviço para enormes territórios. Há pouca infraestrutura disponível e os próximos cinco a dez anos serão fundamentais para essa nova fase. Se a arquitetura móvel e flexível de data centers evoluir com operações de baixo custo, incorporando as tecnologias mais recentes, ela será a base para serviços entregues a grandes populações. Entretanto, se forem tomadas decisões inapropriadas e data centers caros e mal desenhados forem construídos, os benefícios de ter um pequeno legado de infraestrutura serão desperdiçados. Devido a esse risco, decisões relacionadas com certas áreas serão cruciais.
 
1zero1 digital - produtora web
(11) 3198-2600
Rua Guararapes, 2064 10º andar CEP 04561-909 – Brooklin – São Paulo/SP - Fax:+55 (11) 3198-2651